• SEO
  • IA e SEO

A IA irá substituir a SEO tal como a conhecemos?

Last Updated August 19, 2025

Como profissional de SEO, já me deparei com o sensacional título "A SEO está morta?" inúmeras vezes ao longo da minha carreira. Cada vez que vejo este título, lembro-me invariavelmente da lei de Betteridge, que afirma que qualquer título apresentado como uma pergunta pode ser respondido com um simples "não".

Aqui está. Não, a IA não vai substituir a SEO.

Em vez de tornar a SEO obsoleta, a IA tornará a SEO ainda mais valiosa.

Pode estar a pensar: "É a SEO.com, tem de dizer isto".

Bem, vamos rever alguns factos concretos sobre IA e SEO que me fazem ser suficientemente otimista para pensar que a IA não vai substituir a SEO tão cedo.

 

Irá o ChatGPT substituir o Google?

Não. Embora certos tipos de pesquisas que ocorrem online se adaptem melhor a um formato de perguntas e respostas, a maior parte das pesquisas continua num formato baseado em palavras-chave. Eis três razões para isso:

1. O Google continua a dominar a pesquisa

Se está preocupado com a possibilidade de o Google ser substituído pelo ChatGPT, talvez se sinta reconfortado por saber que o Google ainda está muito à frente do jogo. Os relatórios da Datos mostram que o ChatGPT tem um longo caminho a percorrer.

Há mesmo razões para crer que a Google e o ChatGPT não concorrem necessariamente entre si.

Descobertas recentes da Semrush indicam que 70% das pesquisas do ChatGPT são exclusivas do ChatGPT, o que significa que são pedidos baseados em solicitações e não as consultas padrão utilizadas no Google.

Outra análise de Rand Fishkin indica que o ChatGPT detém apenas cerca de 4,33% da quota de mercado nas pesquisas tradicionais. E isso se assumirmos que cada utilização do ChatGPT é considerada uma consulta semelhante às pesquisas do Google, e não a prompts intensivos.

A IA tem muito trabalho pela frente antes de substituir completamente o Google e a pesquisa tradicional.

Ler: Irá a IA substituir o Google?

2. A adoção da IA é menor entre os Millennials do que entre a Geração Z

Mais decisores continuarão a utilizar as ferramentas de pesquisa tradicionais, como o Google e o Bing, em vez de mudarem os seus hábitos.

Esta tendência verifica-se noutros locais, como o Facebook, onde 81,4% dos utilizadores têm mais de 24 anos. Em contraste com a demografia etária do TikTok, onde 70% dos seus utilizadores têm menos de 35 anos.

Embora saibamos que estas coisas são verdadeiras, isso não significa que o seu público-alvo se alinhe perfeitamente com estes números neste momento. Se o seu público-alvo são as gerações mais jovens, isto tem várias formas de se alterar.

A nossa própria investigação indica que as gerações Z e Alpha preferem mais as plataformas de redes sociais do que os seus homólogos mais velhos.

De acordo com a WebFX, a principal agência de marketing de IA, a Geração Z é também a mais suscetível de pesquisar num formato compatível com a IA.

Se os seus compradores pertencem a gerações mais jovens, pode considerar a utilização de serviços de IA SEO como uma abordagem à sua estratégia de marketing.

Para o resto da faixa etária, o Google e o Bing mantêm-se.

3. A existência do Google assenta nos resultados orgânicos

Se a pesquisa orgânica desaparecer, o mesmo acontece com os anunciantes.

No quarto trimestre de 2024, a Google gerou 96,47 mil milhões de dólares em receitas totais. Desse valor, 54 mil milhões de dólares provinham diretamente da pesquisa Google.

A publicidade na Pesquisa da Google representa 56% das suas receitas totais.

Não se pode esperar que a Google não lute para evitar que a sua vaca leiteira desapareça.

De facto, não o são.

As visões gerais de IA, que se encontram na Pesquisa Google, geram aproximadamente as mesmas receitas de publicidade que as suas contrapartes sem IA. Apesar da concorrência adicional do ChatGPT, a receita de anúncios da Pesquisa Google aumentou 10% em relação ao ano anterior no quarto trimestre de 2024.

Sim, a Google vai alterar a forma como os resultados de pesquisa são gerados para se adaptar às capacidades da IA. A pesquisa do Google continuará a fornecer resultados (quer se trate de 10 hiperligações azuis ou não) que incentivam os anunciantes a licitar palavras-chave.

O dinheiro fala por si.

 

A IA irá substituir os trabalhos de SEO?

Não, os empregos de SEO não serão substituídos pela IA, desde que o trabalho que fazem cresça com as capacidades que a IA permite.

"A IA não vai substituir os humanos, mas os humanos com IA vão substituir os humanos sem IA." - HBR

A IA vai intensificar a concorrência em matéria de SEO

Há tantas formas de fazer SEO que todas podem ser influenciadas pela IA.

Várias partes do processo de SEO podem ser automatizadas com a IA. Isto significa:

  • É possível efetuar mais rapidamente uma melhor pesquisa de palavras-chave e tópicos sobre os quais escrever
  • A SEO na página é mais fácil, uma vez que os títulos, as meta descrições e os cabeçalhos são automatizados
  • A SEO técnica, pelo menos a nível superficial, será mais simples
  • A otimização para motores de busca fora da página ficará saturada, uma vez que os backlinks para conteúdos anteriormente não descobertos serão ligados a partir de conteúdos informados por IA.

No final, isto resulta na produção regular de mais conteúdos de alta qualidade.

Em fevereiro de 2024, o Statista informou que 42% dos líderes de marketing utilizavam ferramentas de IA no seu processo de criação de conteúdos. Consulte o nosso guia sobre como utilizar a IA no marketing digital.

O algoritmo do Google para classificar conteúdos adaptar-se-á àqueles que exploram as lacunas do algoritmo, como sempre aconteceu. No entanto, terá mais conteúdo classificado, tornando a pesquisa tradicional mais competitiva do que nunca.

As agências e os consultores de SEO terão de fazer mais trabalho pesado, uma vez que os proprietários de empresas e os diretores de marketing com pouco pessoal terão dificuldade em obter resultados.

Os novos avanços do marketing estão a tornar mais difícil para as empresas manterem-se competitivas.

Traga a agência de SEO líder para o ajudar a manter a sua posição nos resultados de pesquisa, contactando-nos hoje! Estamos preparados para visões gerais de IA, otimização de mecanismos generativos, otimização de pesquisa em todos os lugares e todos os itens acima com nossa abordagem OmniSEO ™.

Prepare sua estratégia de pesquisa orgânica para o futuro solicitando uma demonstração do OmniSEO™ hoje mesmo.

Demonstração do OmniSEO™

 

A pesquisa é um pilar da nossa economia de compras

Oferta e procura - é uma história tão antiga como o tempo!

Google, ChatGPT, Claude, etc. são fornecedores de respostas.
As pesquisas dos utilizadores por produtos e serviços são a procura.

Haverá sempre necessidade de algum tipo de pesquisa, desde que o seguinte seja verdade:

  1. Os potenciais compradores estão à procura de produtos e serviços. 
  2. As opções competitivas estão a oferecer esses produtos e serviços

Mesmo se olharmos para o futuro, onde os agentes de IA podem responder instantaneamente a qualquer pergunta que possa ter, haverá sempre procura de respostas. Enquanto empresa, vai querer ser a recomendação desse agente de IA, certo?

Haverá formas de otimizar a IA para esse processo exato enquanto houver concorrência.

 

Os utilizadores vão procurar e você vai otimizar para isso.

SEO pode ter um significado diferente no futuro, mas a otimização continua a ser uma realidade. Quer se trate de otimização para motores de busca, otimização para motores de geração ou, a minha preferida, otimização para pesquisa em todo o lado, o seu objetivo é obter uma classificação mais elevada.

Não, a IA não vai substituir a SEO.

 

OmniSEO™

Prepare a sua estratégia de SEO para o futuro com OmniSEO™

Adeus otimização dos motores de busca, olá otimização da pesquisa em todo o lado.

Descubra o OmniSEO™
OmniSEO™

 

Retrato de um homem sorridente com uma camisa cor de vinho, fundo transparente.
O Dan tem mais de 10 anos de experiência como SEO numa das maiores agências de SEO dos EUA. Ele já viu de tudo! Pode respirar tranquilamente sabendo que as suas muitas batalhas nos SERPs informaram os conhecimentos que ele partilha aqui.